1º Festival Brasileiro de Filmes Sobre Mobilidade e Segurança Viária

CddVecB

Mostra de filmes sobre a situação atual
da vida no trânsito do Brasil

No Brasil, 50 mill pessoas morrem todos os anos nas ruas e nas estradas, de acordo com a OMS. Reflexo da crise de mobilidade que vivemos, o MOBIFILM—1º Festival Brasileiro de FIles sobre Mobilidade e Segurança Viária—acontece entre os dias 12 e 14 de agosto de 2016 no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista. Inspirado no Global Road Safety Film Festival e idealizado por Eduardo Abramovay e Leonardo Kehdi, o evento brasileiro traz mostra de filmes, um seminário internacional com especialistas em mobilidade urbana e violência viária, e uma exposição com curadoria de Baixo Ribeiro, do Instituto Choque Cultural.

Das 300 inscrções, 88 foram selecionadas e serão exibidas na mostra de filmes. As sessões se iniciam no sábado (13) das 14 às 17:30. Durante a última sessão, no domingo (14), mesmo horário, será premiado o vencedor do festival. Entre os exibidos, estão:

MARGINAL, de Alex Miranda e Pedro Caldas—2016 O longa acompanha o ritmo das marginais Tietê e Pinheiros e apresenta as formas de vida que transitam pela região: vendedores ambulantes, trabalhadores de centros empresariais e famílias que vivem ali. Capivaras e pássaros que fizeram de lá seu habitat natural também figuram no filme.

BIKE VS CARROS, de Frederik Fertten—2015 Em sua longa metragem, o diretor sueco conta as transformações pelas quais passou São Paulo entre 2012 e 2014 durante o governo Hadad. Também aborda a disputa por espaço nas ruas de Los Angeles, Toronto e Copenhague.

MOTOBOYS—VIDA LOCA, dirigido por Caito Ortiz—2003 Eleito “Melhor Documentário Brasileiro” da 27º Mostra de Cinema de São Paulo, revela o cotidiano de cinco motoboys da capital paulistana, revelando seus medos e sonhos.

LUTO EM LUTA, dirigido por Pedro Serrano—2012 O diretor, um dos fundadores do movimento ‘Viva Vitão’, criado após o atropelamento que matou o jovem Vítor Gurman, revela a tragédia diária que é o trânsito brasileiro.

EM TRÂNSITO, de Marcelo Pedroso—2013 O pequeno musical fala sobre os projetos de desenvolvimento automobilístico no Brasil.

E, de Helena Ungaretti, Miguel Antunes Ramos e Alexandre Wahrhaftig—2014 O curta trabalha como alerta sobre as transformações urbanas dada através dos estacionamentos paisagísticos e recebeu prêmio na Mostra de Cinema de Tiradentes.

Comentários

Fale conosco pelo telefone (11) 2925 2901 ou Clique Aqui