cXXiHj1

Areia e mar, a dicotomia do litoral
de cores e texturas

É onde o continente encosta no oceano que surge a singularidade da praia. Da areia ao mar, cada uma envolve os visitantes numa sinestesia de textura e cores diferente. O mar, ora violento, ora acolhedor, despenca na areia, que pode ser bem branca, bem preta, fina ou agressiva. Cada praia é única.

▲ AREIA UP CLOSE

Areia é um composto granular formado a partir da sedimentação de rochas e pedras. Na foto, close microscópico dessas partículas.

DAS AREIAS

◤ AREIA COMO A NEVE

Boracay é uma pequena ilha ao norte de Manila, Filipinas. Dentre as praias da ilha, a White Beach, como o nome sugere, ganhou fama por ter areias realmente brancas. Não só isso, o mar é de águas cristalinas, compondo um panorama único.

◤ BABY PINK

Uma das sete praias de areia rosa do planeta, a Komodo Beach, na Indonésia, é sem dúvidas surpreendente. A praia ganhou o nome por ser habitat natural do Dragão de Komodo, lagarto que aparece nas moedas do país.

◤ DARKNESS, MY OLD FRIEND

O negativo da praia comum, a Black Beach, na Islândiatem areias compostas por resíduos vulcânicos, como o basalto. A praia, nas adjacências da cidade de Vik, que possui menos de 300 habitantes, faz companhia para o violento mar do norte.

◤ AREIA?

Glass Beach, na Califórnia, é visitada anualmente por mais de 10000 turistas. O que antes eram grandes áreas de descarte de vidro, hoje é um famosa praia, graças a um longo processo de revitalização do local pela Californa Department of Parks and Recreation.

DOS MARES

◤ PANTONE 2239 U

A segunda maior ilha do arquipélago Phi Phi, na Indonésia, a Ko Phi Phi Le Island possui águas verdes de arregalar olhares. Cenário das filmagens de The Beach, da FOX, a ilha tem grande desenvolvimento a partir de 2004, quando entra para o Hat Noppharat Thara–Mu Ko Phi Phi National Park e tem seu valor como patrimônio natural.

◤ VERDE ÁGUA? AZUL PISCINA?

Em Freycinet, parque natural da Tasmânia, Austrália, pode-se encontrar a WineGlass Beach, cujo degradê das águas é estonteante. Do verde mais claro ao azul mais intenso, as águas se distanciam da praia de areia fina e pálida.

◤ NÃO SAI DE MODA

A praia de Copacabana (Rio de Janeiro, Brasil) não desaponta os milhares de turistas. A praia carioca é famosa pelos desenhos de pedra portuguesa que acompanham toda a orla, obra de Burle-Marx, eternizados na música de Tim Maia. Do Leme ao Pontal.

◤ DOS MAIS PROFUNDOS

Além dos passeios turísticos clássicos da Ilha de Páscoa, no Chile, como a visita ao Parque Nacional Rapa Nui, para visitar os grandes moais, deve-se também reservar momentos para admiração dos famosos mares chilenos, repletos de vida emersa no profundo azul pacífico.

Comentários

Fale conosco pelo telefone (11) 2925 2901 ou Clique Aqui