Vencedores do Prêmio de Arquitetura Moderna de 2016

cover

Docomomo US anuncia os vencedores
do 2016 Modernism in America Awards

O programa norte americano, Modernism In America Awards, celebra os projetos que desenvolvem a preservação e a reabilitação da herançda modernista de mandeira sensitiva e produtiva. De modo a apreciar os esforços de tais projetos e aumentar a visibilidade das ameaças às construções modernistas e das soluções propostas para esses problemas, a Docomomo US honra os destaques com essa premiação. Seguem, então, os vencedores desse ano.

MELLON SQUARE
Pittsburg, PA

O ganhador prêmio de Design Civil/Institucional de Excelência é a restauração da Mellon Square, em Pittsburg. O espaço, projetado pelos arquitetos Mitchell & Ritchey e pelos paisagistas Simonds & Simonds, foi aberto em 1955 como o primeiro parque com garagem subterrânea dos Estados Unidos. O projeto de restauração do parque concretizou-se em 2008 e tinha como objetivo resolver os problemas de falta de popularidade da Mellon Square.

GOLDEN STATE MUTUAL LIFE INSURANCE BUILDING
Los Angeles, CA

Já o Golden State Mutual Life Insurance Building, em Los Angles, foi premiado na categoria Design Comercial de Excelência. A Golden State Mutual Life Insurance foi, durante o século XX, a maior empresa dirigida por negros e a primeira a criar políticas voltadas para pessoas independentemente de raça, tornando-se um pilar da comunidade afro-americana. O interior do prédio, Monumento Histórico Cultural,  foi restaurado e voltam a ter o design original de 1949.

FREDERICK AND HARRIET RAUH RESIDENCE
Cincinnati, OH

A Cincinnati Preservation Association, juntamente de um time de experts encabeçado por Emily Rauh Pulitzer, ganharam o prêmio de Design Residencial de Excelência pela restauração da Frederick and Harriet Rauh Residence. Fred Bland, arquiteto juri, acredita ser o projeto um incomum exemplo do estilo internacional modernista presente em Ohio.

MICHIGAN MODERN
Michigan

O Michigan Morden ganhou o prêmio de Advocacia de Excelência. O Docomomo US Board of Directors comentou, na seleção do projeto, que tem impacto na introdução do design moderno em todos os aspectos, é importante educacionalmente, que promove a compreensão e a apreciação da herança de arquitetura do estado.

MARGARET ESHERICK HOUSE
Philadelphia, PA

A Citação de Mérito vai para a conservação da Margaret Esherick House, projeto do arquiteto Louis I Kahn. A casa única foi restaurada pelos proprietários, cuja extrema sensitividade aos detalhes originais permitiu a manutenção da idiossincrasia do projeto, que foi combinada com aspectos contemporâneos, que adaptaram a casa a uma possível implementação de funcionalidades sustentáveis.

THE MET BREUER
New York, NY

Outra Citação de Mérito vai para a restauração do The Met Breuer, em Nova Iorque. Deborah Dietsch e Joan Blumenfeld, ambas integrantes do juri, relatam que por décadas, o museu, projeto de Marcel Breuer, foi tratado com alterações insensíveis ao desenho original do prédio. O projeto premiado tratou de reverter a estrutura ao original e de evidenciar como construões modernistas devem ser melhor entendidas e apreciadas.

THE SHEPLEY BULFINCH ARCHITECTURE FIRM OFFICE
Phoenix, AZ

A última Citação de Mérito vai para The Shepley Bulfinch Architecture Firm Office. O prédio, em Phoenix, é menos conhecido, porém é uma peça única em meio ao deserto do Arizona. O interior original foi cuidadosamente restaurado e juntamente de sua robustez.

UNITED NATIONS CAMPIS RENOVATION OF FAÇADES
New York, NY

O vencedor da Citação de Mérito Técnico é o United Nations Headquarters Campus Renovation on Façades. O projeto resultou em significante avanços no desenvolvimento de métodos de preservação de fachadas de vidro de edifícios modernistas.

TOWER OF HOPE, CHRIST CATHEDRAL
Garden Grove, CA

Outra Citação de Mérito Técnico é a Tower of Hope, Christ Cathedral, em Garden Grove. O projeto conseguiu reverter o destino de demolição das estruturas e salvou mais uma construção modernista. O projeto de mérito é um símbolo de como soluções criativas podem ser úteis para manutenção da herança modernista.

Comentários

Fale conosco pelo telefone (11) 2925 2901 ou Clique Aqui